Novas mudanças a vista.

Fala, galera.

Está em votação uma mudança para mudar o sistema de ganhos de RShare. Em suma, o novo sistema vem para cortar os ganhos de quem tem cartas que tem nível considerado baixo para determinada liga (Veja o post original com a explicação detalhada aqui). Lembrando que o RShare é o responsável por determinar a quantidade de baús e SPS ganhos em batalhas rankeadas.

Na liga bronze não "há" limites, exceto para cartas starter (consideradas como nível 0) que continuam com a mesma dedução do sistema que ainda vigora no jogo. Porém nas ligas superiores há limitações: na liga prata, por exemplo, é preciso ter cartas comuns no level 3, bem como level 2 para cartas raras e épicas para conseguir ganhar o total de RShare que você teria direito (o sistema de cálculo se manterá na nova proposta).

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Quis abordar essa nova propósta pois ela caminha para ser aprovada. E infelizmente acredito que ela impactará muito e de maneira negativa os usuários novatos e/ou que tem poucas condições de fazer investimentos altos.

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Como o jogo apresenta diversas situações em partidas na liga prata é necessário ter uma vasta coleção de cartas para conseguir ter sucesso. E agora não basta ter somente elas na forma de NFT (ou seja, que não seja uma starter) é necessário ter ela no nível mínimo ou o mais próximo do nível para conseguir o maior ganho de RShare possível.

Para jogadores do perfil citado anteriormente , seria necessário se socorrer a empréstimos de cartas (que seriam muitas), o que geraria dificuldade de gestão e por um alto custo (já que quem empresta suas cartas costuma sempre ir cancelando o empréstimo para poder alugar por um preço mais alto de acordo que a temporada vai chegando ao fim).

O modelo que deverá ser implantado gerará um aumento de ganhos de quem já tem bastante "patrimônio" e diminuirá os ganhos de quem almeja estar nas grandes ligas, obrigando estes a investirem alta quantidade de dinheiro no jogo, o que para alguns seria inviável. Já até demonstrei em um tópico passado os meus ganhos de power na liga prata II e quanto tempo seria necessário para avançar para a liga superior somente com as cartas ganhas em báus (aqui).

Também acho que o modelo futuro irá injustamente "punir" o bom jogador que mesmo com uma coleção mais fraca consegue vencer adversários com coleções bem mais encorpadas e as vezes force este jogador a ficar em ligas baixas para ter mais ganhos. E o pior, aquele jogador que não é tão bom, mas que consegue investir "pesado" no jogo, conseguiria ter resultados interessantes. No fim o jogo viraria um pay-to-win e a questão da estratégia e planejamento (que acredito que deveriam ser os principais pontos em um card game) ficariam de lado.

Outro ponto ruim é que passando essa proposta, pode vir a gerar uma grande instabilidade no jogo devido o desinteresse de novos jogadores que teriam "baixos" prêmios, bem como a evasão de jogadores com coleções de pouco power que também não teriam grandes motivações para continuar a jogar já que poderão se sentir estagnados no jogo. E caso o sistema de votação atual continuasse, os jogadores de topo talvez não iriam abrir mão de privilégios para ajudar estes players que seriam prejudicados e iriam criar propostas cada vez piores para players "low-profile", e assim, a economia do jogo poderia ser sugada pelos nossos amigos mamíferos, vindo a destruir um dos melhores jogos na blockchain.

As alternativas para estes jogadores, são os novos jogos que estão sendo criados (embora o cenário seja muito incerto) e creio que os torneios continuam sendo boas alternativas para os jogadores que sabem jogar bem o jogo, já que torneios costumam equiparar as coleções dos jogadores e assim permitir que estes jogadores possam ter ganhos relevantes que no sistema de rankeada futuro seria pouco interessante.

Espero que esteja errado ou que no futuro sejam feitas mudanças visando a base da pirâmide. Espero que este texto que ficou longo e que pode ser desinteressante para alguns, seja um meio de não só manifestar insatisfação, mas também para que aqueles que tem mais poder de influência possam ajudar a saúde do jogo e que mais pessoas questionem o futuro do game e que não aceitem caladas as medidas tomadas por baleias.

Até o próximo post

Até lá!

Imagens: Splinterlands e Peakd

https://splinterlands.com/?ref=carlosaspin



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