[PT/EN] Phantom of the Abyss em foco || Phantom of the Abyss in Focus

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Olá pessoal! Esse é mais um "Em foco", uma serie de artigos analisando uma carta em vários aspectos, como apresentação, status em cada level, sinergias com outras cartas, preços e etc.

E nessa edição iremos analisar o "Phantom of the Abyss". Essa é a primeira carta lançada antes de eu começar a jogar que vou analisar por aqui no Em Foco e o motivo é porque o novo summoner Entidade Astral me lembra muito ele e deu vontade de fazer essa analise já que só devo analisar o novo summoner após a entrada dele no mercado.

Apresentação

O Phantom of the Abyss é tão misterioso quanto qualquer fantasma pode ser tendo uma descrição bastante breve. Tudo que conseguimos saber sobre ele é que vive perto do Arquipelago Azmare e causa pesadelos nas crianças e adultos do local.

Porem diferente dos fantasmas dos pesadelos e historias de terror o Phantom of the Abyss é extremamente letal!

Analise geral dos Status

O status gerais já mostram que em todas as ligas ele é um excelente tank de backline e com um ataque incrivelmente alto.

Mas alem disso ele também se torna um excelente suporte em seu level máximo diminuindo tanto ataque mellee quanto o ranged de todos os inimigos.

Sua velocidade e vida são constantes em todos os levels,6 de velocidade e 7 de vida, porem com a estratégia e composição certas pode se tornar quase impossível de acertar por ataques físicos já que somando a habilidade Dodge e Flying ele tem 45% de chance de esquiva e ainda tem uma velocidade extremamente principalmente se considerarmos as ligas de gold pra baixo.

Então podemos considerar que em qualquer liga o Phantom of the Abyss é um bom back tank e um causador de dano considerável principalmente por ter dano magico. Já nas ligas em que ele pode ser maximizado pode se acrescentar mais uma função de suporte o que faz dele uma carta muito poderosa e bastante versartil.

Sinergias

Primeiro vamos falar das sinergias apresentadas com os summoners que podem invocar ele e qual motivo de ter uma boa sinergia.

Potencialização da esquiva

No quesito potencializar esquiva está na minha opinião a melhor sinergia do Phantom, a summoner Sthispa que faz com que ele fique quase inatingivél por qualquer tipo de ataque.

Em seguida temos os summoners que dão buff de speed no seu time ou debuff de speed no time inimigo. Todos eles formando uma boa sinergia para ampliar a esquiva. Esses vou dividir em 2 grupos. Os que considero mais fortes e os que considero mais fracos, tipo a segunda divisão da sinergia.rs

Kitty além de dar 2 a mais de speed, ainda concede truestrike pra todo o time e cura o tank criando um combo extremamente forte. Sem duvida vale toda a mana gasta!

Valnamor alem de aumentar a velocidade de todos em 1 aumenta a vida dando mais sustain a todo o time e também aumenta o potencial de causar dano do Phantom tornando ele ainda mais mortal.

O Kelya aumenta a velocidade de todo o time e da um shield para todos com o custo de mana relativamente baixo, aumentando a sobrevivência do time por mais tempo.

Já o Quix da um debuff no time inimigo, mas além disso tem uma vantagem oculta que não se vê olhando pras habilidades, ele é um invocador dragão com baixa mana! Então além de ampliar a chance de esquiva, amplia também as possibilidades de composições.

Ainda existem outros summoners que estariam aptos a entrar nesse quesito como Neb e Lir, mas o Neb não faz sentido ser usado quando existe um Quix por exemplo e o Lir tem um custo de mana muito alto e suas principais habilidades (+2shield e return fire) acabam não sendo tão uteis para o Phantom em especifico já que a ideia é que ele não receba muitos ataques. E teria também a Lux Vegas que não vou considerar pela dificuldade de se utilizar já que tem poucas e a maioria dos que vão ler aqui não teriam ela como uma opção.

Aumentar potencial de dano

Nesse quesito temos 3 summoners que se encaixam bem Valnamor, Alric e Delwyn todos os 3 com vantagens e desvantagens tornando a utilidade deles melhor ou pior de acordo com o tipo de partida e cartas que você tem a disposição.

O Valnamor já vimos anteriormente e tem a vantagem de tambem ampliar a velocidade e vida de todos no time, porem custa 2 de mana a mais que o Alric e não pode invocar cartas de dragão como o Delwyn.

O Alric tem a vantagem de um baixo custo de mana, porem perde velocidade e vida comparado ao Valnamor e não pode invocar dragões como o Delwyn.

Já o Delwyn perde velocidade e vida com relação ao Valnamor mesmo custando a mesma mana e perde 2 de mana com relação ao Alric. Mas em compensação pode invocar dragões.

Nesse quesito poderiamos falar do Archmage Arius, mas não vou nem colocar em questão pelo mesmo motivo da Lux Vega.

Preços

Para ajudar possíveis estratégias de compra irei deixar os preços atuais para cada lvl da carta em versão regular e gold foil. E também irei colocar estatísticas de menor preço por bcx e distribuição de cartas no mercado.

Regular Foil

Gold Foil

Distribuição

https://files.peakd.com/file/peakd-hive/lipe100dedos/23w2aNDWSJ9qyM9hc2QxiApiUVpQuf3coGANcDerWv4vyJuepwzDpUH8xmewrw5kzfEgg.webp

Conclusões

A carta Phantom of the Abyss sem duvida é uma carta incrivelmente forte, porem como podem ver tem uma circulação bem limitada e quando se trata de gold foil a situação piora sendo hoje impossível comprar o suficiente pra ter uma copia maximizada.

Como no momento estou mantendo minha estratégia de não comprar cartas mais antigas que chaos legion estou alugando a minha no level 2 já que meus summoners não me permitem invocar lendárias no level 3. E vocês já tem sua copia do Phantom? Pretende comprar? Conta aqui em baixo nos comentários!

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Hello everyone! This is another "In Focus", a series of articles analyzing a card in various aspects, such as presentation, status at each level, synergies with other cards, prices, etc.

And in this issue we will analyze the "Phantom of the Abyss". This is the first card released before I started playing that I'm going to analyze here in In Focus and the reason is because the new summoner Entidade Astral reminds me a lot of him and I wanted to do this analysis since I only have to analyze the new summoner after his entry into the market.

Presentation

The Phantom of the Abyss is as mysterious as any ghost can be given a very brief description. All we can learn about him is that he lives near the Azmare Archipelago and gives nightmares to children and adults alike.

But unlike the ghosts of nightmares and horror stories, the Phantom of the Abyss is extremely lethal!

Overall Status Analysis

The general stats already show that in all leagues he is an excellent backline tank with an incredibly high attack.

But besides that he also becomes an excellent support at his maximum level decreasing both mellee attack and ranged of all enemies.

His speed and life are constant at all levels, 6 speed and 7 life, but with the right strategy and composition it can become almost impossible to hit with physical attacks since adding the Dodge and Flying skill he has 45 % chance of dodging and still has extremely speed especially if we consider the gold leagues down.

So we can consider that in any league the Phantom of the Abyss is a good back tank and a considerable damage dealer mainly for having magic damage. In leagues where it can be maximized, one more support function can be added, which makes it a very powerful and versatile card.

Synergies

First, let's talk about the synergies presented with the summoners that can summon it and why it has a good synergy.

Enhancement of dodge

In terms of boosting dodge, in my opinion, Phantom's best synergy is the summoner Sthispa that makes him almost unreachable by any type of attack.

Then we have the summoners that give speed buff to your team or speed debuff to the enemy team. All of them forming a good synergy to increase the dodge. These I will divide into 2 groups. Those that I consider stronger and those that I consider weaker, like the second division of synergy.lol

Kitty in addition to giving 2 more speed, still grants truestrike to the whole team and heals the tank creating an extremely strong combo. Definitely worth all the mana spent!

Valnamor in addition to increasing everyone's speed by 1 increases life giving more sustain to the whole team and also increases the Phantom's potential to cause damage making it even more deadly.

Kelya increases the speed of the entire team and gives a shield to everyone at a relatively low mana cost, increasing the team's survivability for longer.

Quix already gives a debuff to the enemy team, but he also has a hidden advantage that you can't see by looking at his skills, he is a dragon summoner with low mana! So in addition to increasing the chance of dodging, it also expands the possibilities of compositions.

There are still other summoners who would be able to enter this category such as Neb and Lir, but Neb does not make sense to be used when there is a Quix for example and Lir has a very high mana cost and its main skills (+2shield and return fire) end up not being as useful for the Phantom in particular since the idea is that it doesn't receive many attacks. And there would also be Lux Vegas which I will not consider due to the difficulty of using it since there are few of them and most of those who will read here would not have it as an option.

Increase damage potential

In this regard we have 3 summoners that fit well Valnamor, Alric and Delwyn all 3 with advantages and disadvantages making their usefulness better or worse according to the type of match and cards you have at your disposal.

Valnamor we've seen before and has the advantage of also increasing the speed and health of everyone on the team, but it costs 2 mana more than Alric and cannot summon dragon cards like Delwyn.

Alric has the advantage of a low mana cost, but loses speed and health compared to Valnamor and cannot summon dragons like Delwyn.

Delwyn loses speed and health compared to Valnamor even though it costs the same mana and loses 2 mana compared to Alric. But in compensation you can summon dragons.

In this regard, we could talk about Archmage Arius, but I won't even question it for the same reason as Lux Vega.

Prices

To help possible buying strategies I will leave the current prices for each lvl of the card in regular and gold foil version. And I will also put statistics of lowest price per bcx and distribution of cards in the market.

Regular Foil

Gold Foil

Distribuition

https://files.peakd.com/file/peakd-hive/lipe100dedos/23w2aNDWSJ9qyM9hc2QxiApiUVpQuf3coGANcDerWv4vyJuepwzDpUH8xmewrw5kzfEgg.webp

Conclusions

The Phantom of the Abyss card is undoubtedly an incredibly strong card, but as you can see it has a very limited circulation and when it comes to gold foil the situation gets worse and today it is impossible to buy enough to have a maximized copy.

As I'm currently maintaining my strategy of not buying cards older than chaos legion, I'm renting mine at level 2 since my summoners don't allow me to summon legendaries at level 3. And do you already have your copy of Phantom? Do you intend to buy? Tell us in the comments below!

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